
Cuide da sua mente!

Cuidar da sua mente é fundamental em muitos aspectos da vida, como no convívio com a família, amigos e relações sociais, além de contribuir com a vida profissional.
Confira algumas dicas de como você pode cuidar da sua saúde mental no dia a dia:
1. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada. Aposte em refeições ricas em proteínas e vitaminas, afinal, a carência de alguns nutrientes prejudica o desenvolvimento e a manutenção das funções cerebrais.
2. Pratique exercícios que estimulam o cérebro para evitar a perda de neurônios e melhorar a capacidade de memória e aprendizado.
3. Cuide do seu sono e das suas horas de descanso. Apague todas as luzes que podem incomodar e evite utilizar o celular na cama.
4. Saiba escolher com quem se relaciona. Uma relação saudável apresenta diálogo, compreensão, acolhimento e valorização. Ambas as partes do relacionamento têm liberdade de escolha, ou seja, não há sensação de domínio, medo e submissão.
5. Pratique o amor-próprio. Qual foi a última vez que você parou, enumerou as suas qualidades e se sentiu bem na própria pele? Saiba que esse momento de autocuidado e amor-próprio é muito importante para a saúde mental.
6. Tenha um tempo para meditar. A meditação é uma técnica que conduz a mente para o estado de relaxamento por meio de respiração adequada e foco. Com diversos benefícios que envolvem a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhora do sono e potencialização da memória e da atenção.
7. Faça uma terapia com profissional. O tratamento psicológico dá o suporte necessário para conviver com os medos, aumentar a autoconfiança, lidar com os sentimentos, livrar-se das dependências e criar relações mais saudáveis.
Grande parte das pessoas reconhece a necessidade de voltar o olhar para si e dar uma pausa das obrigações, além de buscar ajuda de psicólogos para aliviar o mal-estar psicológico quando necessário.
Gostou dessas dicas? Salve para ler depois!
CATHARINA BARATTA
Catharina Baratta Amante da vida! Libriana da gema. Mãe de uma princesa. Psicóloga minha profissão. Uma mente pensante como digo sempre. Aquela que estuda e planeja muito antes de decidir algo. Meu maior desejo sempre foi ser mãe. Minha maior dificuldade foi escolher minha carreira. Meu maior temor é envelhecer sem ter vivido bem. E posso auxiliar nas questões internas, como ansiedade, depressão, angústia, dúvidas e demais questionamentos internos. Que refletem nos comportamentos e atitudes tomadas diante dos problemas da vida. E no gerenciamento das emoções e como lidar com elas. Que todos possam se permitir ser o que são de verdade.