Reflexões

O ciclo da ansiedade

Ansiedade, segundo o dicionário Aurélio, é uma “Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso”.

E, nessa altura vem o pensamento: algo de ruim vai acontecer. Perigo! ⚠️

E logo os sintomas corpóreos, medo constante, tensão ou nervosismo, descontrolo sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, mãos e pés frios ou suados, náusea, tensão muscular, dor de barriga ou diarreia.

Interpretação errada dos sintomas: será se vou morrer? Quem vai me ajudar?

Logo, o comportamento de evitar a situação se torna interessante por evitar algum tipo de angústia.

Com isso, a situação vai se dificultando para ser trabalhada e vivenciada e a sua vontade de fugir aumenta. Assim, nesse ciclo de fugas e esquivas que vai se formando, a sua ansiedade vai ficando cada vez mais forte.

A quebra desse ciclo inicia quando você se permite vivenciar, um passo de cada vez, essas situações que causam ansiedade.

Para que esse processo ocorra da melhor forma possível, é importante que você o faça em micro passos, respeitando o seu tempo e os seus limites, bem como sendo gentil consigo mesmo para não criar nesse percurso metas muito difíceis de serem cumpridas.

Catharina Baratta Amante da vida! Libriana da gema. Mãe de uma princesa. Psicóloga minha profissão. Uma mente pensante como digo sempre. Aquela que estuda e planeja muito antes de decidir algo. Meu maior desejo sempre foi ser mãe. Minha maior dificuldade foi escolher minha carreira. Meu maior temor é envelhecer sem ter vivido bem. E posso auxiliar nas questões internas, como ansiedade, depressão, angústia, dúvidas e demais questionamentos internos. Que refletem nos comportamentos e atitudes tomadas diante dos problemas da vida. E no gerenciamento das emoções e como lidar com elas. Que todos possam se permitir ser o que são de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *