
Seja mais presente
É praticamente incalculável, a importância de estar por inteiro no que se vive, pois, é o agora que permite mudar as coisas na sua vida e é no presente que você traça os seus caminhos.
Estar presente é muito mais do que estar junto de alguém, é saber ouvir sem julgar, é compreender quando o outro falar, é sorrir, é vibrar e chorar junto se for o caso.
Mas, com a rotina agitada de cada um, é realmente difícil estar, de verdade, com as pessoas que gostamos. Muitas vezes os poucos momentos em que está ali com elas, acabam não sendo totalmente aproveitados, já que a atenção fica dividida entre uma série de outras coisas (celular, jogos, tv).
E é difícil viver presente devido à danada das preocupações! Todo mundo tem uma preocupaçãozinha que acaba nublando a paz dos seus dias. Estamos sempre com algo para resolver. Já que na ansiedade de resolver algumas questões, em vez de focar no que pode ser feito agora, o que todo mundo faz é pensar no que deveria ter sido feito lá atrás ou em tudo o que poderá acontecer no futuro.
Muitas vezes estou tão concentrada em algo, minha menina me chama e eu repondo, quando percebo não ouvi nada, não nada para dizer, pois, não a ouvi, peço desculpas e ela responde, infelizmente às vezes ainda ouço pouco da segunda vez e respiro fundo, peço novamente desculpa e prometo que a ouvirei e cumpro o prometido. Muitas vezes ela só queria contar algo que ela venceu uma fase no jogo, contar uma piada sem graça haha, falar algo que talvez não seja “importante” para mim, mas foi o momento dela que ela quis compartilhar comigo.
CATHARINA BARATTA
Catharina Baratta Amante da vida! Libriana da gema. Mãe de uma princesa. Psicóloga minha profissão. Uma mente pensante como digo sempre. Aquela que estuda e planeja muito antes de decidir algo. Meu maior desejo sempre foi ser mãe. Minha maior dificuldade foi escolher minha carreira. Meu maior temor é envelhecer sem ter vivido bem. E posso auxiliar nas questões internas, como ansiedade, depressão, angústia, dúvidas e demais questionamentos internos. Que refletem nos comportamentos e atitudes tomadas diante dos problemas da vida. E no gerenciamento das emoções e como lidar com elas. Que todos possam se permitir ser o que são de verdade.

Novos desafios e 10 atitudes
